UOL ANUNCIOS

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Engenharia de Telecomunicações



ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES
É o segmento da engenharia que se ocupa do projeto, da operação e da manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. Esse engenheiro desenvolve e implanta redes de telecomunicações. Com sólida formação na área elétrica e eletrônica, ele cria, planeja e constrói aparelhos e equipamentos utilizados nas telecomunicações e dá manutenção aos sistemas e redes implantados. Cuida de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão dos sinais que interligam o planeta. De seu trabalho depende toda a rede mundial de telefonia, transmissão de dados, redes de computadores, rádio e televisão.

O mercado de trabalhoO engenheiro de telecomunicações encontra um mercado bastante aquecido e com expectativa de crescimento graças ao início das transmissões da TV digital no país. Para atender a demanda dos consumidores, os fabricantes das set up box, os conversores da TV digital, contratam o graduado para atuar na área de desenvolvimento de produtos. Hoje, a maioria dos conversores disponíveis é de procedência chinesa. Outro setor que requisita o profissional é o de telefonia celular. Além das operadoras, há vagas também em empresas fabricantes de aparelhos, como a Nokia e a Motorola, nas quais o especialista pode trabalhar na área de pesquisa e desenvolvimento.

Os empregos estão concentrados principalmente nas regiões Sudeste e Sul para os setores de serviços e internet móvel. Nas operadoras de telefonia fixa são boas as chances em todas as regiões. Crescem ainda as oportunidades de colocação em grandes empresas e em bancos, para atuar na infra-estrutura, cuidando dos departamentos de conectividade e rede. No setor público, o profissional também é requisitado. Marinha, Aeronáutica e agências reguladoras, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), costumam abrir vagas, por meio de concurso público, para esse engenheiro. Com a utilização das redes elétricas como meio de transmissão de dados, uma especialização na área de eletricidade pode abrir portas para esse especialista. O cursoAs disciplinas básicas incluem matemática, física, informática, desenho e química. Na parte específica do currículo, você terá aulas de princípios de comunicação, eletrônica, eletromagnetismo, processamento de sinais, comunicações ópticas, fundamentos de telefonia, sistemas operacionais, técnicas digitais, redes de computadores de alta velocidade, televisão (analógica e digital) e comunicação via satélite. Em algumas escolas, esse curso é oferecido como habilitação de Engenharia Elétrica. O estágio é obrigatório.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Eng. de Comun.; Eng. de Inf.; Eng. de Redes de Comun.; Eng. de Teleinformática. O que você pode fazerInfra-estrutura Criar, projetar, construir, implantar, operar e gerenciar sistemas e redes de telecomunicações, inclusive comunicações de dados, como internet. Internet móvel Desenvolver sistemas de transmissão de dados via aparelhos sem fio que dão acesso à internet. Projeto Planejar sistemas de transmissão de dados digitais por meio de cabos ópticos e satélites. Serviços Gerenciar a implantação, a tarifação, a configuração, a operação e o gerenciamento de redes de telecomunicações. Além disso, há a possibilidade de estudar e desenvolver novas tecnologias.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...